REGULAMENTOS

REGULAMENTO V TRAIL DE BUCELAS AVENTURA/BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BUCELAS

1. Condições de participação
1.1. Idade de participação nas diferentes provas
O V TRAIL DE BUCELAS AVENTURA/BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BUCELAS é uma prova que percorre trilhos e caminhos na freguesia de Bucelas, concelho de Loures.
O Trail é aberto a todo o público em geral, com idade igual ou superior a 18 anos, não havendo limite de idade para a caminhada
No caso de haver interessados com menos de 18 anos em participar no V TRAIL DE BUCELAS, terão que apresentar autorização escrita por parte dos pais ou encarregados de educação, sob forma de Termo de Responsabilidade devidamente assinado e comprovado com cópia do documento dse identificação entregue no dia da prova aquando da acreditação. Será recusada entrega de dorsal e consequente aceitação na prova a todos os participantes menores de 18 anos que não entreguem o referido documento, não havendo lugar a qualquer devolução do valor da inscrição.
1.2. Inscrição
As inscrições são feitas através do formulário no nosso Blog http://bucelasaventura.blogspot.pt/ 
1.3. Condições físicas
No Trail só poderão participar indivíduos com mais de 18 anos, desde que gozem de boa saúde e se encontrem com uma preparação física e psíquica apta a esforços longos, não se responsabilizando a Organização por qualquer tipo de consequências negativas provocadas pela sua participação, aconselhando os participantes a atestarem a sua condição física pelas vias médicas adequadas.
A caminhada não tem caracter competitivo e destina-se a todos os indivíduos masculinos e femininos, cuja condição física o permita. Os menores apenas poderão participar quando acompanhados por um dos responsáveis parentais. Não se aconselha no entanto a participação a crianças menores de 10 anos.
A responsabilidade da participação no trail e na caminhada, de crianças e jovens até aos 18 anos, é da inteira responsabilidade dos pais, declinando a organização qualquer responsabilidade em termos de seguro em acidentes ocorridos.

1.4. Definição possibilidade de ajuda externa
Os atletas podem receber ajuda externa desde que não haja interferência com outro atleta, não podendo receber ajuda externa fora das zonas de abastecimento.

1.5. Colocação dorsal
O dorsal do atleta é pessoal e intransmissível e deve OBRIGATÓRIAMENTE ser usado á frente do atleta, visível e de preferência a altura do peito. O atleta que não cumpra será penalizado em 2 minutos por cada vez que seja chamado á atenção. Não é permitida qualquer alteração do dorsal sob pena de desclassificação.
  
1.6. Regras de conduta desportiva
O comportamento inadequado ou o recurso de linguagem ofensiva, como recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, em todas as modalidades, serão alvo de advertência, expulsão ou desqualificação.

2. Prova
2.1. Apresentação da prova (s) / Organização
O V TRAIL DE BUCELAS será realizado no dia 04 de Fevereiro de 2018, em Bucelas e será constituído por dois eventos:
 - Trail  25 Km 900m D+ TC/Grau 2
 - Caminhada de 10 Km
(A organização reserva o direito de alterar as distâncias se assim o entender ou necessitar)

A organização deste evento estará a cargo do Grupo Bucelas Aventura e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bucelas, com o apoio da Junta de Freguesia de Bucelas e da Câmara Municipal de Loures.
O Trail e o Mini Trail/Caminhada são provas com semi-autonomia, sendo obrigatório o uso de copo/recipiente para as bebidas no abastecimento de sólidos e liquidos a meio do percurso.
No final da prova e para todos os participantes haverá abastecimento sólido (Sopa, bifana e fruta) e liquido.
As marcações serão feitas com pequenas fitas brancas e vermelhas e outras formas de marcação, colocadas em elementos da natureza ou outros, não ultrapassando a distância de 50 m, sendo reforçadas sempre que haja alteração de sentido.
Haverá sinalização das distâncias com indicação da mesma de 1 em 1 km.
Haverá controle dos tempos de partida e final só na prova de trail. O Mini Trail/Caminhada não terá controlo de tempos mas iremos premiar os 3 primeiros atletas da geral M/F
A prova será em sistema de open-road sendo que o atleta é responsável pela passagem de estradas, estando obrigado ao cumprimento das regras do código da estrada em vigor, assim como a respeitar e cumprir as instruções do Staff da organização, ao longo do percurso.

2.2. Programa/Horário
Dia 03 de Fevereiro (Sábado):
15H00 - 18h00 Abertura do Secretariado para Levantamento de Dorsais e acreditação dos Participantes, nas instalações do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Bucelas
Dia 4 de Fevereiro (Domingo):
07H30 – 08h45 Abertura do Secretariado para Levantamento de Dorsais e acreditação dos Participantes no Largo do Espirito Santo (Largo da Igreja-GPS: 38°54'02.9"N 9°07'09.8"W)
08h15 – 08h45 Comparência dos Participantes no local de partida
08h45 - Mensagem de boas vindas da Organização e breves indicações
09H00 – Partida do Trail
09H15 – Partida da Caminhada
12H30 – 15h30 Almoço
14h00 - Entrega de prémios (Poderá ser antecipada assim que cheguem os 3 primeiros classificados M/F)
15h00 - Encerramento do V TRAIL BUCELAS AVENTURA/ B. V. BUCELAS
(horários sujeitos a alterações)
2.3. Distância / Altimetria / Dificuldade ATRP
O grau de dificuldade é médio, com vários tipos de piso: terra, galhos de árvore, pedras e alcatrão (pouco).
O V Trail de Bucelas terá as seguintes características:
- Distância de 25 km (Trail Curto) e um desnível positivo de cerca de 900mts tendo a classificação de Trail Curto/Grau 2 (conforme avaliação ATRP).
- Caminhada/Mini Trail de 10 Km

2.4. Mapa / Perfil altimétrico / descrição do percuso-trail
Brevemente

O percurso desenrolar-se-á na sua maioria em caminhos privados. Por este motivo, não será possível disponibilizar o track GPS do percurso.

2.5. Tempo Limite
O tempo limite para o Trail será de 6h. A separação para os 25km encerra às 11h30m, sendo que depois desta hora só poderão seguir para os 10 Kms/Caminhada/Mini Trail.

Ultrapassando o tempo de passagem limite os atletas deverão afastar-se, pois nem a organização nem os serviços de assistência podem garantir a sua segurança, podendo “os corredores vassouras” levantarem as fitas de marcação do percurso após o tempo limite.
Se a organização entender afastar um atleta devido ao seu estado de saúde este assim o deve fazer, de modo a garantir o seu bem-estar.
2.6. Metodologia de controlo de tempos
Nesses locais haverá elementos da organização que confirmarão a passagem dos participantes através de agrafagem e/ou outros, nos locais próprios existentes nos dorsais de identificação.
A falta de um ou mais PC (ponto de controlo) na placa de identificação (dorsal) implicará penalização na prova.
2.7. Postos de controlo
Existirão postos de controlo secretos ao longo do percurso.
2.8. Locais de abastecimento
Km 7; - Sólidos e liquidos
Km 14 - Sólidos e liquidos
e Km 18, sensivelmente - Sólidos e liquidos
Por motivos de impacto ambiental, não serão distribuídas garrafas de água aos participantes.
Os atletas deverão encher os seus reservatórios nas zonas de abastecimento
2.9. Material obrigatório
No Trail  e na Caminhada/Mini trail é obrigatório o uso de recipiente para liquidos e telemóvel.
(Sendo aconselhável bastões, manta térmica, camelbak, corta-vento, chapéu ou gorro).
Boa disposição

No dorsal do atleta, serão indicados números de telefone a serem usados em caso necessário.

2.10. Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviário.
A prova irá decorrer em poucos troços de passagem com tráfego rodoviário, porém, serão atravessadas algumas estradas municipais, pelo que se chama a atenção pois não haverá corte de trânsito.
A prova será em open road, ou seja, todos os atletas terão que ter algum cuidado ao passar nos troços rodoviários, mesmo assim a organização terá voluntários nesses pontos.

2.11. Penalizações / desclassificações
O atleta compromete-se a respeitar as indicações dos membros da Organização colocados na zona de partida e ao longo do percurso.
• Durante o percurso poderão ser distribuídos a todos os concorrentes, um ou mais símbolos de controlo, e todos os concorrentes que à chegada não apresentem estes símbolos, serão automaticamente desclassificados.
• Será desclassificado todo o concorrente que não cumpra o presente regulamento, não complete o percurso segundo o indicado, deteriore ou suje o meio ambiente, não leve o dorsal bem visível e não respeite as indicações da organização.
• Todo o atleta que utilize meios ilícitos para obter vantagem em relação a outros, será automaticamente desclassificado.
2.12. Responsabilidades perante o atleta/participante
A organização compromete-se a criar as devidas condições para a segurança dos atletas e a disponibilizar os meios necessários para o seu socorro.
2.13. Seguro desportivo
A Organização, é possuidora de um seguro desportivo em que estão abrangidos todos os atletas, devidamente e comprovadamente inscritos até dia 27/Janeiro/2018.
Todos os altetas inscritos a partir do dia 28/Janeiro/2018, assumem por sua conta e risco a sua participação neste evento não podendo imputar qualquer responsabilidade à Organização.
A entidade seguradora é a (A Definir).
Em caso de acidente, que resulte tratamento hospitalar, o sinistrado deverá pedir um relatório médico para apresentar à companhia seguradora. Os custos serão suportados pelo sinistrado e reembolsados posteriormente pela companhia de seguros.
A organização declina qualquer tipo de pagamento.
A responsabilidade do pagamento do valor da franquia é da inteira responsabilidade do atleta .
O atleta sinistrado deverá nos dias seguintes efectuar a participação à seguradora.
Em todas as participações efectuadas à seguradora, os atletas sinistrados deverão apresentar o nome da entidade organizadora do evento, o número da apólice, data e hora da ocorrência.
O sinistrado deve de imediato dar conhecimento à entidade organizadora através do mail: bucelasaventura@gmail.com.
3. Inscrições
3.1. Processo inscrição
As inscrições terão que ser efectuadas, através do formulário no nosso blog no nosso Blog http://bucelasaventura.blogspot.pt/ , lá terá toda a informação referente à prova.
O número limite de participantes é de 500 atletas para o Trail e de 300 participantes para a Caminhada.
3.2. Valores e período de inscrição
O período das inscrições vai desde o dia (Brevemente) até ao dia 27 de Janeiro de 2018
Trail 25 km – 13 euros, até dia 04/01/2018. A partir desta data acrescem 2 euros
Caminhada/Mini Trail 10 km – 8 euros, até dia 04/01/2018. A partir desta data acrescem 2 euros
 “Os eventuais lucros deste evento revertem, na íntegra, a favor dos Bombeiros Voluntários de Bucelas”
As inscrições só serão válidas e consideradas após o pagamento
(Poderá haver inscrições de última hora se até lá as inscrições não esgotarem, sendo que estas inscrições não incluem seguro pelo que os participantes assumem por sua conta e risco a sua participação neste evento não podendo imputar qualquer responsabilidade à Organização)
3.3. Condições de devolução do valor de inscrição
Em momento nenhum a inscrição será devolvida caso o atleta desista da prova, a qualquer tempo. Em caso de desistência, somente serão permitidas as transferências de inscrição para outro atleta, que têm ser efectuadas no prazo máximo de 15 dias de antecedência à realização da prova e com a devida autorização da Organização. Outros motivos poderão ser válidos após análise individual dos casos/motivos.
3.4. Incluído na inscrição
- Dorsal;
- Brindes para todos os participantes
- Abastecimentos sólidos e líquidos;
- Refeição ligeira no final (Sopa, Bifana, Bebida e Sobremesa)
- Duche;
- Seguro de Acidentes Pessoais
3.5. Secretariado da prova/horários e local
O secretariado, no dia da prova, funcionará no Largo do Espirito Santo (GPS: 38°54'02.9"N 9°07'09.8"W) sendo a entrega dos dorsais feita entre as 07h30 e as 08h45
O levantamento do dorsal deverá ser feito pelo próprio mediante apresentação de documento identificativo ou poderá ser feito por terceiros desde que levem fotocópia do documento de identificação do atleta em causa.
3.6. Serviços disponibilizados
Duche, após a prova no quartel do Bombeiros (GPS: 38°54'04.0"N 9°07'00.7"W )

4. Categorias e Prémios
4.1. No Trail, haverá classificação por escalões etários e serão premiados os 3 primeiros atletas da geral, assim como dos escalões abaixo, masculinos e femininos.
Na caminhada/Mini Trail, não haverá controlo de tempos mas iremos premiar os 3 primeiros atletas da geral masculina e feminina
4.2. A entrega dos prémios será feita às 14 horas, no quartel dos Bombeiros.
4.3. Os escalões da prova de Trail serão os seguintes:
Sub 23 M/F (18 aos 23)
Senior M/F (24 aos 39)
M40 / F40 (40 a 49)
M50 / F50 (+50)
NOTAS: As idades indicadas referem-se ao dia da prova.

5. Informações
5.1. Como chegar
GPS: 38°54'02.9"N 9°07'09.8"W
5.2. Outras informações
Todos os participantes do V Trail de Bucelas, ao confirmarem no formulário de inscrição, aderem, sem restrições, ao presente Regulamento.
Todos os Anexos e Aditamentos ao presente Regulamento, que a Organização do V Trail de Bucelas entender publicar, terão força de lei, do mesmo modo que o Regulamento.
À Organização do V Trail de Bucelas não poderão ser imputadas quaisquer responsabilidades no que respeita a acidentes e suas consequências, quer tenham sido causados pelos concorrentes, quer tenham sido estas as vítimas, quer provenham ou não de veículo participante. Do mesmo modo não lhe será imputada qualquer responsabilidade quanto às consequências de infracção às leis, regulamentos e códigos em vigor, a qual deverá ser suportada pelos infractores. Assim, a organização apenas se responsabiliza pelo âmbito de seguro contratado e de acordo com garantias e cláusulas deste.
A Organização do V Trail de Bucelas reserva-se o direito de aplicar sanções, que poderão ir até à desclassificação ou exclusão da prova, a qualquer concorrente que não respeite à letra o espírito do presente Regulamento, ou que, por qualquer forma, prejudique o bom nome, imagem e prestígio da prova ou de qualquer dos seus promotores. Nenhuma responsabilidade poderá ser imputada aos Organizadores por eventuais prejuízos que de uma decisão deste tipo possam advir.
A Organização e os seus elementos podem, a quem não estiver devidamente identificado com dorsal, convidar a abandonar o percurso, ou chamar as forças de autoridade para o fazerem, uma vez que o percurso do V Trail de Bucelas, desenrolar-se-á na sua maioria, em caminhos privados.

Por este motivo, não será disponibilizado o track GPS do percurso.
A passagem nos caminhos deste Trail, fora do dia da prova, pode ser punida pelo crime de passagem por propriedades privadas.
5.3. Locais a visitar
Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas, Igreja Matriz, Enoteca, etc.

Notas e alterações
A Organização, reserva-se o direito de poder anular a prova a qualquer momento, caso as condições atmosféricas ponham em risco a integridade física dos atletas.
Este regulamento ainda pode ser alterado de modo a que fique mais completa a informação.
Este regulamento foi feito de acordo com o “regulamento tipo” da ATRP.

Bucelas, 04 de Novembro de 2017
O Director de Prova,

José Falcão-Presidente da Ass. Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bucelas